A tão aguardada chegada da grande multinacional espanhola ao nosso país aproxima-se, e com ela, um novo investimento para a sua deslocação. Aos 25 milhões previstos inicialmente para a construção de quatro lojas, acresce agora o valor para os 100 milhões de euros dedicados não a quatro, mas a 8 ou 10 novas lojas no norte do país, entre Porto, Braga e Aveiro (onde o grupo comprou recentemente terrenos na ordem dos 2,5 milhões de euros), no segundo semestre do próximo ano.
Aos 200 funcionários presentes actualmente prevê-se um aumento para a ordem dos 500 empregados, de modo a concluir a fase inicial da entrada no país, através da sociedade Irmãdona Supermercados SA, nome dado devido ao mote pelo qual se regem: “Em Portugal, queremos ser portugueses”. Sediada no Porto, e com escritórios no mesmo local e na capital, procura integrar-se junto com os próprios portugueses, tendo criado um Centro de Coinovação em Matosinhos, de modo a conhecer os gostos e os hábitos dos “chefes” portugueses, como apelidam os seus consumidores.
“A aprendizagem sobre o mercado e os consumidores portugueses, ao longo destes mais de dois anos de preparação desta primeira fase de internacionalização, motivam e permitem esta decisão de aumentar o número de aberturas inicialmente previsto no próximo ano”, conta a empresa em comunicado.
A decisão de se instalarem em Portugal foi anunciada no final do primeiro semestre de 2016, e dois anos depois já se sente a ameaça às dominantes Jerónimo Martins e Sonae cada vez mais próxima, encontrando-se a construir duas parcelas de 50.000m2 na Póvoa de Varzim, no Parque Industrial de Laúndos, uma plataforma que irá ser dedicada ao desenvolvimento da actividade logística no país.
Foi também anunciada a intenção de manter os fornecedores já existentes em Portugal e criar novas parcerias. No ano passado, as compras aos fornecedores portugueses estavam na ordem dos 63 milhões de euros, o que representa um aumento de 11 milhões face ao ano anterior, e a administração do grupo admite que este número irá aumentar ainda mais devido à abertura das novas lojas em território nacional. Entre as 50 parcerias já existentes com fornecedores nacionais encontram-se a Fruteat, Dan Cake e o peixe da lota de Matosinhos.