Automação, interoperabilidade, eficiência energética e economia colaborativa são alguns dos conceitos-chave para o desenvolvimento de plataformas logísticas em 2019, de acordo com o relatório WMarket 2018.

Durante o ano de 2018, o mercado industrial/logístico focou-se na expansão e modernização das plataformas actuais e na construção de novas instalações. No entanto, o aumento da oferta com infra-estruturas mais eficientes não equivale a um maior dinamismo no sector logístico nacional, que representa cerca de 10% do peso total na economia portuguesa, actualmente.

As plataformas logísticas enfrentam alguns obstáculos que passam por poderem estar operacionais em momentos de aumento repentino de tráfego comercial, como é o caso de uma Black Friday, se coordenarem com outros sectores de actividade e se interligarem a eixos rodoviários e ferroviários, sendo necessária uma reestruturação a nível da modernização e um aumento da sua eficiência.

O aumento da adesão ao comércio online tem trazido alguns desafios que requerem uma série de adaptações por parte das plataformas logísticas, de forma a realizar um serviço mais eficiente e capaz de dar uma resposta rápida aos consumidores. A rapidez é um dos principais critérios requeridos pelo cliente podendo procurar alternativas, na vasta oferta que existe, caso não se sinta satisfeito.