O grupo CMA CGM é o parceiro logístico oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024. Desde serviços de frete até à integração de sistemas de TI, o propósito é garantir uma experiência perfeita para mais de 10.500 atletas e quase 10 milhões de espetadores e o grupo está mobilizado para enfrentar um desafio logístico  – literalmente – de dimensões olímpicas.

Parceiro oficial de logística dos Jogos de Paris 2024, o Grupo CMA CGM, um player global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas, está a mobilizar a experiência dos seus 180.000 funcionários para ajudar a enfrentar o desafio de organizar o maior evento desportivo do mundo.

Trabalhando em estreita colaboração com o Comité Organizador dos Jogos de Paris 2024 desde fevereiro de 2023, o Grupo e a sua subsidiária CEVA Logistics estão a oferecer uma gama completa de soluções de transporte logístico para o evento. A parceria inclui serviços de frete, transporte internacional de mercadorias, serviços aduaneiros, armazenamento, entrega, logística no local, frete especial e integração de sistemas de TI.

1,3 milhões de peças de mobiliário e mais de 900.000 peças de equipamento desportivo para transportar, entregar, montar e movimentar nos locais dos Jogos Olímpicos são apenas dois números que comprovam a dimensão da operação.

Enquanto Paris se prepara para receber mais de 10.500 atletas e cerca de 10 milhões de espetadores, as equipas da CMA CGM e da CEVA Logistics há muito que entraram em campo e estão em ação, montando a cadeia logística e todos os equipamentos necessários para que os Jogos de Paris decorram sem problemas.

Este é um desafio logístico singular. A CMA CGM e a CEVA Logistics assegurarão o transporte e a entrega de mais de 900.000 artigos de equipamento desportivo, incluindo trampolins, bastões, armas de fogo, barcos e pranchas de surf.

O grupo também está responsável por transportar mais de 250 contentores de bancadas e assentos móveis e entregar 1,3 milhões de peças de mobiliário, acessórios, equipamentos e material de merchandising. No total, serão entregues, montadas e desmontadas 17.000 camas para os atletas e respetivas equipas alojados na Aldeia Olímpica.

A CEVA Logistics terá ainda a responsabilidade de armazenar, montar e transportar de cerca de 650 veículos de mobilidade avançada e 2.745 veículos elétricos para a deslocação nos recintos.

Com a aproximação da abertura, a CMA CGM vai gerir mais de 68.000 bagagens, transportando-as dos aeroportos para os recintos olímpicos, além de ter que gerir a logística de ponta a ponta da maior rede audiovisual do mundo para que as competições possam ser transmitidas para o mundo inteiro.

O grupo estima movimentar mais de 170.000 paletes e fazer mais de 7.000 viagens para atravessar a última milha e entregar o equipamento necessário para as competições, com uma frota de mais de 300 veículos, desde carrinhas a camiões para os Jogos de Paris 2024.

Para garantir uma logística eficaz, crucial para os Jogos Olímpicos, o prestador de serviços logísticos contratou 700 novos funcionários, formados para a ocasião, criando em alguns casos oportunidades para desempregados de longa duração.

A sustentabilidade não foi esquecida e o grupo logístico tem vindo a trabalhar com a Paris 2024 para realizar Jogos Olímpicos mais responsáveis, olhando para o impacto ambiental e social de cada ação. Com uma abordagem sustentável que visa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos para 2050, o Grupo CMA CGM oferece soluções logísticas de baixo carbono e energeticamente eficientes.

A CMA CGM está, portanto, a confiar no transporte movido a GNL, biocombustíveis, eletricidade ou combustível de aviação sustentável para reduzir o impacto do carbono dos seus serviços de transporte. Por exemplo, pelo menos 50% das entregas entre os armazéns e os locais dos Jogos serão efetuadas pela CEVA Logistics utilizando veículos com baixo teor de carbono e movidos a biocombustíveis.

Este evento global é encarado pelo grupo como uma oportunidade para mostrar os serviços essenciais prestados por todas as suas equipas e assim como a sua capacidade de fornecer soluções em toda a cadeia de transporte e logística a nível global.