A KLOG apresentou no passado dia 18 de junho o camião elétrico que irá realizar o transporte de mercadorias do IKEA para o Porto de Leixões.

Esta transição elétrica é o resultado do desafio lançado pela IKEA Supply Chain Operations e pelo Scania Group, em 2023, apostando, assim, na eletrificação do transporte pesado de mercadorias.

Dariusz Mroczek, gerente da área de categoria de transporte, e operações da cadeia de fornecimento da IKEA, destaca a importância da colaboração entre vários setores para alcançar a descarbonização do transporte. “Para podermos fazer uma verdadeira mudança em direção à descarbonização do transporte, precisamos de colaborar em toda a cadeia de valor”.

Por sua vez, Egídio Lopes, diretor-geral da KLOG, refere que “estamos imensamente orgulhosos de estar entre os primeiros em Portugal a operar nos transportes de mercadorias elétricos. A nossa visão é ser reconhecida no mercado internacional como uma empresa de logística de excelência de serviços, promovendo práticas empresariais e ambientais responsáveis”.

Já a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) reconhece, em comunicado, a sua responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento sustentável através de soluções de carregamento no porto, “essencial para a operação dos veículos elétricos”. João Neves, presidente do conselho de administração da APDL, destaca que as operações portuárias que efetuam têm uma influência direta e significativa na economia portuguesa. Assim, “reconhecemos a nossa responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento sustentável e para sermos uma força líder na transição para um futuro neutro em carbono, principalmente ao viabilizar transportes eletrificados”.

Por parte da Scania, Evalena Falck, chefe da gestão de contas estratégias da Scania, acrescenta que a empresa tem como objetivo impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. “Esta colaboração mostra como isso pode ser feito na prática e espero que inspire outros a seguir o exemplo”, refere.