A Yorkshire Water, que trata e fornece diariamente 1,3 mil milhões de litros de água a mais de 2,3 milhões de clientes em Inglaterra, recorreu à Efficio para transformar a sua função de serviços comerciais/procurement com o objetivo de obter eficiências significativas em termos de custos e negócios. 

A empresa de abastecimento e tratamento de água inglesa enfrentou, no início de 2020, um desafio de financiamento que exigia que os serviços comerciais apresentassem poupanças significativas até 2022.

A função de serviços comerciais não estava bem posicionada para dar resposta a este desafio. Até então, atuava como uma função reativa e administrativa centrada na regulação de contratos de serviços públicos (utilities contract regulation), e não na criação de valor.

Além disto, a empresa não estava focada na criação de um pipeline de poupanças para garantir que as mais significativas fossem efetuadas de forma eficaz e contínua. Adicionalmente, a gestão de contratos, o sourcing estratégico e a garantia comercial não existiam de forma centralizada, e o processo de sourcing foi prejudicado por processos lentos e tarefas complexas sem valor acrescentado.

A Efficio e a Yorkshire Water, em conjunto, tomaram medidas para obter resultados o mais rápido possível, entre elas:

  • A consolidação total dos dados de compra de fornecedores, e tratando-os para terem maior visibilidade das despesas, identificando oportunidades de poupança e abordando as despesas fora do contrato;
  • Integração de especialistas de procurement da Efficio na equipa da Yorkshire Water para orientação e aceleração de projetos-chave;
  • Implementação de novos processos estratégicos de aquisição, incluindo uma estratégia de categoria, análise de cabaz e análise do custo total de propriedade;
  • Implementação do eFlow, uma tecnologia e plataforma de dados da Efficio, de modo a dar uma resposta mais rápida às análises de propostas a um nível mais granular;
  • Implementação de uma nova política de poupança e aprovações financeiras para aumentar a visibilidade do impacto nos resultados finais;
  • Criação da função de Project Management Office (PMO), no âmbito dos Serviços Comerciais, para gerir os atrasos, apoiar a equipa e acompanhar as poupanças;
  • Criação de fóruns de participação empresarial para envolver os serviços comerciais na tomada de decisões mais estratégicas a nível executivo;
  • A equipa combinada de serviços comerciais concebeu e efetuou a transição para um novo modelo operacional que garante a entrega de valor sustentado.

Através da parceria com a Efficio, a Yorkshire Water alcançou poupanças de 15% em todas as despesas previstas (mais do dobro do objetivo inicial) até março de 2022, reduziu até 30% os prazos médios de conclusão de projetos estratégicos graças à introdução de processos e tecnologias mais eficientes, e criaram um maior envolvimento dos serviços comerciais nas decisões estratégicas da empresa e na transição para o novo modelo operacional que entrega valor de forma sustentada.