A Mocoffee, empresa suíça especializada em produzir cápsulas de café compatíveis com sistemas de máquinas que se encontram no mercado, como a Nespresso, tem uma fábrica na Azambuja na qual irá aumentar a capacidade de produção e logística, e irá construir ainda uma unidade de produção em Minas Gerais, no Brasil. 

Inicialmente, a capacidade de produção da fábrica da Azambuja assentava nos 35 milhões de cápsulas e, atualmente, já ronda os 350 milhões por ano. “Para dar resposta a estes volumes de produção, tivemos de crescer a todos os níveis: equipa, equipamentos e, naturalmente, também na área da logística para facilitar todo o processo de armazenagem e expedição”, afirma Nuno Marques, logistics & customer service manager da Mocoffee.

Atualmente, a fábrica conta com 1.000 m2 de área dedicada à logística. Quando o plano de expansão estiver concluído, a área triplicará, passando a ter 3.000 m2.

Um dos focos para a área da logística é em tecnologia. Estão previstos investimentos para otimizar a digitalização de processos através da implementação de WMS, TMS e tecnologia RFID, conectados com o ERP, assegura.

Sobre esta aposta, Nuno Marques indica que, sendo a Mocoffee uma empresa que nasceu da inovação, essa marca está presente em tudo o que fazem. “Portanto, a inovação implícita nos processos logísticos permitirão aumentar a eficiência no controlo do stock, a rastreabilidade e automação, e a otimização do espaço de armazém.”

 

Brasil

A Mocoffee anunciou a sua aposta numa nova fábrica em Minas Gerais, no Brasil. “Sendo o Brasil um dos mais importantes produtores mundiais de café e, simultaneamente, um dos maiores consumidores, a Mocoffee ambiciona tornar-se na empresa número um no que respeita à produção de venda de café de especialidade em cápsula, e private label”, explica o logistics & customer service manager sobre esta decisão estratégica.

O investimento para a unidade de produção ronda os 4 milhões de euros, sendo que 500 mil euros desse valor serão alocados à área da logística. À semelhança da fábrica da Azambuja, esta terá uma área de armazenagem na ordem dos 1.100 m2. A aposta em tecnologia será idêntica à de Portugal.

Esta fábrica irá abastecer somente o mercado brasileiro, e a maioria dos fornecedores de matéria-prima que abastecerão a infraestrutura serão locais. “A Mocoffee tem uma longa e comprovada experiência no mercado brasileiro”, garante Nuno Marques, acrescentando que “temos vários clientes no Brasil que abastecemos, atualmente, a partir de Portugal. Para além dos clientes, mantemos parcerias com inúmeras fazendas produtoras de café de elevada qualidade e sustentabilidade”.

A fábrica estará em funcionamento até ao final de 2024, com uma capacidade inicial de produção de 100 milhões de cápsulas por ano.