Bernardo Guinea é o novo managing director da Santos e Vale, tendo assumido funções este mês de julho. Em declarações à Supply Chain Magazine, sustenta que encara este novo desafio como uma oportunidade de liderar com visão, inovação e responsabilidade.

Transita da Burmester & Stuve, Navegação S.A, onde era National Airfreight Manager desde março de 2022. Do seu percurso profissional fazem ainda parte a Rangel Logistics Solutions e a Comarsa Portugal.

Agora, na Santos e Vale a sua meta é – afirma –  “criar um ambiente de trabalho que não apenas alcance excelência operacional, mas também promova um impacto positivo nos clientes”.

Assume as novas funções com a missão de “liderar a unidade de negócio com foco em inovação, eficiência e sustentabilidade, promovendo uma cultura de excelência e colaboração para atender e superar as expectativas dos clientes”. Ao mesmo tempo, tem o propósito de impulsionar o crescimento sustentável e a competitividade no mercado global da carga aérea.

Olhando para o setor de logística e transportes, sustenta que é dinâmico e está em constante evolução: “As empresas que investirem em tecnologia, sustentabilidade e inovação estarão melhor posicionadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades futuras. O aumento das exportações de Portugal para o mundo é a maior contribuição para o crescimento económico nacional.”

Num registo mais pessoal, Bernardo Guinea comenta que este setor “é atraente pela sua complexidade, inovação, impacto global e oportunidades de desenvolvimento”. “A combinação de desafios intelectuais, avanços tecnológicos, preocupação com sustentabilidade, e a importância económica global fazem deste um campo motivador e gratificante para trabalhar e crescer profissionalmente e pessoalmente”, conclui.