O promotor imobiliário logístico-industrial Panattoni anuncia o seu terceiro grande projeto em Portugal. Localiza-se no município de Santarém, numa parcela com 100 mil metros quadrados, e deverá estar concluído no terceiro trimestre de 2025.

Em comunicado, a empresa justifica o investimento com as acessibilidades da região, na medida em que Santarém está estrategicamente situada junto à A1, ao mesmo tempo que está próxima da Azambuja, onde se localizam as maiores plataformas logísticas do País.

Na parcela será edificada uma infraestrutura com uma superfície bruta de 34.344 metros quadrados e que será concebido para albergar várias empresas, em regime de arrendamento. Da superfície global, 33 mil metros quadrados destinam-se a armazém, com outros 1.344 metros quadrados pensados para uma zona de oficinas, com mezzanine de 1.119,26 metros quadrados, permitindo a divisão em dois módulos de 17.172 metros quadrados cada, estando um destes já arrendado a um operador logístico nacional, e o outro ainda livre.

Estas instalações contarão com 48 cais de carga e descarga, 35 metros de metros de área de manobra, altura livre de 10,6 metros e potência elétrica de 800 kW em todo o parque.

A Panattoni adianta que a plataforma possuirá painéis fotovoltaicos para autoconsumo, iluminação LED e contadores ligados a um sistema de controlo BMS para otimizar o consumo energético. Além disso, a certificação Bream “Very Good” garantirá a eficiência do edifício.

O Panattoni Park Santarém segue-se aos projetos em Valongo (Porto), em construção e que ficará disponível no final do ano, e de Santa Iria da Azóia (Lisboa), já anunciado e a iniciar em breve.

A propósito desta aposta, o diretor-geral da Panattoni Iberia, Gustavo Cardozo, sustenta que “o mercado português conheceu um aumento notável da procura logística nas áreas metropolitanas, com um dinamismo crescente e recetividade a novos investimentos”.