O Grupo ETE investiu na expansão da sua plataforma logística integrada, nos Açores, com a construção de uma infraestrutura de frio industrial para armazenamento em temperatura controlada (positiva e negativa), duplicando para mais de 1.550 metros quadrados de capacidade de armazenamento de cargas frigoríficas.

Em comunicado, o grupo indica que “esta nova unidade de frio industrial permitirá ao Grupo ETE elevar a sua capacidade, qualidade e nível de serviço associado à sua atividade logística local”.

Adicionalmente, o Grupo ETE investiu no reforço e expansão da sua oferta de logística integrada a novos serviços, como a distribuição capilar de mercadorias em temperatura ambiente e temperatura controlada, com a aquisição de uma frota própria de carrinhas parcialmente elétricas. “Este investimento permitirá ainda aumentar a segurança e os níveis de eficiência da operação logística de distribuição de todo o tipo de cargas e produtos, a nível local”, pode ler-se também no comunicado.

A localização da plataforma logística integrada – próxima do porto e do aeroporto de Ponta Delgada – permitirá aumentar a disponibilidade da cadeia logística de distribuição de produtos locais entre as ilhas da Região Autónoma dos Açores e o Continente, apoiando a exportação e a economia nacional. O comunicado avança ainda que “com a expansão das valências logísticas, de distribuição e de armazenagem, o Grupo ETE amplia localmente as sinergias entre as suas empresas locais – ETE Logística, Transinsular e ETG – assim como promove a criação de novas sinergias com parceiros locais fortalecendo a economia em diferentes níveis”.

A plataforma logística tem integrado um depósito com capacidade para 50.000 litros que alimenta um sistema de aproveitamento de águas pluviais para autoconsumo do parque logístico. A lavagem dos contentores será agora efetuada com a água da rede. Além disto, foi implementado um parque fotovoltaico nas coberturas do edifício para produção de energia para autoconsumo através de um sistema de cerca de 400 painéis fotovoltaicos com uma potência de 240 kWp. Assim, a plataforma terá a capacidade para gerar energia para 50% do consumo de energia elétrica anual.

Tiago Martins, administrador do Grupo ETE e responsável pela operação logística, garante que “este é mais um investimento do Grupo ETE nos Açores que demonstra o nosso compromisso com o desenvolvimento da economia desta Região Autónoma e com a oferta de soluções logísticas integradas que antecipem as necessidades dos nossos clientes e que permitam elevar os standards de qualidade e de excelência dos nossos serviços”. Acrescenta ainda que “uma das preocupações do Grupo ETE na execução deste investimento consistiu na promoção de um impacto positivo e significativo de repercussão na economia e nos operadores económicos locais, materializada no facto de cerca de 60% deste esforço financeiro ter sido adjudicado a empresas da Região”.