A intermodalidade no transporte de mercadorias na Europa está na ordem do dia. Em julho são várias as ligações ferroviárias europeias em expansão, com várias empresas a introduzirem novas rotas e serviços.

 

A MOVE Intermodal introduziu uma nova ligação intermodal entre Venlo (NL) e Novara (IT). Iniciada em maio e aumentando a frequência a partir de 17 de junho, esta rota oferece agora seis partidas por semana. O serviço visa proporcionar uma conetividade consistente entre a Itália e a região do Benelux, com o objetivo de reduzir os quilómetros percorridos por camião e transportar cargas contentorizadas mais pesadas.

A Metrans, por seu turno, iniciou uma nova ligação ferroviária regular de Duisburg a Poznan. Este serviço está aberto às empresas que procuram melhorar as suas operações logísticas neste importante corredor europeu. Destaca-se o transporte de semi-reboques, um novo serviço para os transportadores de contentores e de caixas móveis. O projeto, um esforço de colaboração entre a Virtus Logistics, a Omida Logistics e o METRANS Group, visa melhorar a eficiência do transporte intermodal na região. A linha ferroviária Poznań-Duisburg terá duas partidas semanais da Polónia e duas da Alemanha. O tempo de trânsito é de 18 horas, reduzindo significativamente o tempo de transporte de mercadorias entre os dois países. O comboio é composto por 19 vagões, oferecendo 38 faixas horárias, das quais 32 para reboques/contentores e 6 para contentores.

A Trans Italia e a Tramesa lançaram um comboio de empresa que liga Valência a Madrid. Este novo serviço integra-se nas rotas “autostrade del mare”, operadas em parceria com a Grimaldi desde vários portos italianos para Valência. A iniciativa promete uma redução substancial das emissões de CO₂ e almeja diminuir o transporte rodoviário, alinhando-se com os princípios ESG. Com a Medway a utilizar a locomotiva Euro 6000 da Stadler como tração este é historicamente o primeiro transporte de semi-reboques por via férrea em Espanha.

A Green Cargo, em colaboração com o Rail Cargo Group, a Forwardis e a Captrain, iniciou um serviço de Malmö para Rheinkamp (DE), estendendo-se a outros países europeus, incluindo Áustria, Bélgica e França. A rota, inicialmente com três viagens de ida e volta por semana, pode vir a ser expandida para cinco ou seis.

Também a Raillogix expandiu a sua rede com a introdução de uma solução multimodal que liga Roterdão e Antuérpia via D3T Duisburg ao CTHS – Terminal de Contentores de Halle Saale. Esta rota inclui opções de última milha por camião, visando uma redução de 90% nas emissões de CO₂, ao transferir a carga da estrada para o caminho de ferro.

O Rail Cargo Group, por sua vez, melhorou a sua ligação de alta frequência #TransFER a Budapeste, ligando agora Duisburg em vez de Neuss. Esta nova rota oferece cinco viagens de ida e volta por semana, horários fixos e opções de carga flexíveis, melhorando a conetividade entre os principais centros de transporte europeus.

Já a Codognotto lançou uma nova rota ferroviária que liga os terminais polacos de Kutno e Poznan a Antuérpia (BE), com posterior extensão a França. Este serviço oferece cinco partidas semanais, facilitando um melhor planeamento da produção e redes de colaboração alargadas.