A Santos e Vale está em fase de testes com uma viatura de distribuição capilar. A nova viatura Iveco Daily permite, além “de um menor impacto ambiental, do que qualquer outro motor de combustão interna, uma economia de cerca de 40% em comparação com motores diesel equivalentes”.

Segundo a informação divulgada, o veículo tem capacidade para operar com dois combustíveis, o que, em caso de terminar o gás natural, permite alternar automaticamente para diesel com autonomia para 100km.

Com esta inovação, o operador logístico “adapta-se às novas regras urbanas de muitas cidades no mundo, em que apenas veículos ecológicos podem circular”.

De referir que a Santos e Vale já tinha previsto investir em 2018 5,5 milhões de euros para renovar a sua frota automóvel. Nas contas da empresa, este investimento vai reduzir em 35% o impacto ambiental da sua actividade.

Em 2017, a empresa inaugurou quatro plataformas e duplicou a área de movimentação de carga em armazém. Este investimento gerou eficiências que lhe permitiram fechar o ano com um crescimento 15% acima das previsões. Os recursos humanos também cresceram, passaram de 357 para 453 trabalhadores.