Criada há menos de dois anos, a startup portuguesa MUB Cargo consiste num serviço de envio de mercadoria através de uma plataforma móvel, e hoje já conta com mais de 400 transportadores e 10 mil clientes, sendo que a maioria das utilizações é feita por empresas e que estas chegam a fazer 50 envios por mês, conta Mariana Gomes, co-fundadora e directora executiva da empresa, à Dinheiro Vivo.

Este modelo inovador já fora finalista do Prémio Inovação NOS em 2016 na categoria de startups, e é de fácil utilização: o cliente preenche os dados de envio, junta uma fotografia da mercadoria, que pode ir desde um papel a uma mudança de casa, e espera as propostas de orçamento feitas pelos transportadores, tendo em conta os trajectos e as cargas, como se de um leilão se tratasse, ao que o cliente escolhe a que lhe for mais favorável.

Ainda este mês será lançada uma nova versão da plataforma online que terá várias melhorias para a sua utilização, mais opções de preços e de condições da transportadora, facilitando a decisão por parte do utilizador, sendo que pretendem que a plataforma chegue a Espanha já em Setembro, graças a um financiamento da BrainCapital no valor de 300 mil euros. Mariana ambiciona continuar com a internacionalização e chegar ainda mais longe, referindo países como França, Alemanha e Holanda, devido ao tamanho dos mercados e à proximidade geográfica desses países.