Chama-se “Raquel S” e foi comprado ontem, dia 7 de março, e já se encontra registado no MAR (Registo Internacional de Navios da Madeira) pela Empresa de Navegação Madeirense (ENM), a mais antiga de Portugal ainda activa desde a sua criação em 1907, pertencente ao Grupo Sousa.

Anteriormente chamado “Windhoek”, o navio porta-contentores foi construído no Japão em 2009, tem 172 metros de comprimento, 27,6m de boca e 9,51m de calado, podendo transportar até 1.577 contentores de 20 pés, ou 17.280 toneladas brutas (GT) e desloca 21.443 toneladas (DWT).

O navio será operado pela PCI – Portusline Containers International, também pertencente ao mesmo grupo, e comandado por Rui Quental, na linha marítima entre Portugal, Marrocos, Canárias, Cabo-Verde e Guiné Bissau, estando a sua primeira viagem com destino a Tanger programada para breve.

O maior e mais moderno navio porta-contentores, detido por armadores nacionais, vem reforçar a frota de navios do Grupo Sousa, que também detém outros dois porta-contentores, “Laura S”, “Funchalense 5” e um ferry, “Lobo Marinho”, tendo ainda outros 4 navios afretados que opera.