A empresa Transinsular, do Grupo ETE, e o maior armador português de transporte marítimo, inaugurou recentemente o serviço “Lince Class”, a ligação mais competitiva para a exportação de produtos de Portugal, Espanha, Norte da Europa e Mediterrâneo. Segundo a empresa, é a via mais rápida para Cabo Verde a partir de Portugal (Leixões, Lisboa) e Canárias (Las Palmas). Ao mesmo tempo, o Grupo ETE oferece o serviço de cabotagem “Atobá” inter-ilhas, como complemento do “Lince Class”.

O serviço é operado com o navio “Pocahontas”, que tem a capacidade de 950 TEUs, e uma periodicidade quinzenal, com datas fixas semanalmente. Faz o percurso Lisboa/Praia em cinco dias (para cargas de importação) e Mindelo/Leixões no mesmo período de tempo para cargas de exportação.

O serviço da Transinsular tem uma capacidade mensal de cerca de 1.900 TEUs, descarregando importações destinadas a Cabo Verde e aos mercados africanos próximos na Cidade da Praia, recebendo no Mindelo as cargas de exportação com destino a Leixões e Lisboa (dirigidas à Europa, Mediterrâneo e resto do mundo).