A multinacional Uber decidiu expandir o seu mercado de transporte também às mercadorias, de modo a combater a falta de motoristas que se faz sentir nos EUA. O novo sistema encontra-se neste momento em fase de testes nesse mesmo país e procura combinar a condução convencional com a autónoma para o transporte de mercadorias.

Os camiões da empresa são conduzidos por pessoas que entregam a mercadoria em “hubs de transferência”, onde deixam os semi-reboques que transportam para estes serem levados para outro hub por tractores autónomos. Por fim, um motorista levará a mercadoria desde este posto até ao seu destino final.

A falta de motoristas nos EUA já atingiu os 50.000 e prevê-se que este número duplique em poucos anos, pelo que a empresa decidiu antecipar o problema em que se encontra o mercado e combater este problema com os veículos autónomos. Deste modo os condutores são apenas necessários para situações mais específicas e minuciosas, como manobras mais complicadas, locais movimentados ou com trânsito, e já não sendo necessários para as longas distâncias, onde os veículos autónomos conseguem competir com a fadiga, por exemplo.