A Honeywell anunciou que o seu sistema de rastreabilidade lançado em 2016 está a ser utilizado por empresas alemãs do sector automotive, para prevenir que peças contrafeitas entrem na cadeia de abastecimentos em todo o mundo. O sistema, desenvolvido em conjunto com a TecAlliance, oneIDentity+, cria uma identificação digital única para cada peça, que poderá ser colocada tanto na peça como na caixa, de modo a que possa ser encontrada em qualquer ponto de entrega, desde a fábrica ao seu destino, por um dispositivo móvel.
A aplicação funciona através da plataforma Honeywell Movilizer, e nesta pode ser encontrada toda a documentação em formado digital de onde se encontra o produto e para onde viajou dentro da cadeia de abastecimento, tenha este sido carregado para um camião, para um navio ou para um dos distribuidores finais. Para além da localização, o software também dá informações adicionais acerca do produto.
O oneIDentity+ oferece aos fabricantes, fornecedores e distribuidores um simples sistema padronizado em produtos marcados que podem, por sua vez, ser rastreados por um dispositivo móvel a qualquer momento. Assim, os clientes poderão comparar e verificar a identidade das peças recebidas ao ler o código através de um scanner de modo a verificarem que se trata de uma peça original.
“Podemos, por exemplo, ajudar mecânicos a garantir que as peças de automóveis que estão a usar vêm do fabricante original e não foram trocadas por uma falsificação em algum ponto durante o processo logístico”, frisa Taylor Smith, presidente da Honeywell.
Segundo avança a empresa, mais de 200 multinacionais usam este método para garantirem a autenticidade dos seus produtos, o que gera mais de 3,5 milhões de transacções diárias.