A Lufthansa Cargo pretende penalizar os clientes que não utilizem o sistema “electronic air waybill” (eAWB), que torna obsoleto o uso dos formulários em papel, que teriam de ser impressos, preenchidos, processados e arquivados. Com o sistema electrónico, que começou a implementar em 2013, todo esse trabalho fica facilitado, e a empresa pretende que os seus clientes passem a utilizar este método.

A coima será aplicada a partir de dia 2 de abril e terá, inicialmente, um custo de 12 euros por cada carta de porte que a pessoa entregue em papel, nos países em que este sistema se encontra a funcionar (não sendo o caso de Portugal). Em conversa com o “The Loadstar”, um representante disse que o custo será um teste, que entrará em vigor até dia 1 de Outubro, quando a companhia irá repensar os valores aplicados, podendo mesmo aumentar.

Entretanto o Presidente do Conselho Holandês de Carregadores, Roger Spoel, manifestou que a ideia de incentivar o uso do sistema electrónico estava bem concebida, porém, a aproximação fora a errada. “Somos a favor de impulsionar os eAWBs, mas isto só funciona se estimularem as pessoas a usá-los, não punindo os que usam papel”, comenta.

Roger Spoel acrescenta que este sistema deveria ser incentivado através de descontos no uso desta plataforma, ou serviços gratuitos de rastreio de produtos. O director da Norman Global Logistics, Gary Dean, diz que “as cobranças adicionais são sempre recebidas negativamente, ao invés de cobrar uma sobretaxa por não adoptarmos o eAWB, preferimos ver um desconto, ou outra recompensa, por adoptarmos o eAWB”.