A rede pan-europeia de transportes rodoviários de mercadorias e operadores logísticos, Astre, criou uma rede de distribuição europeia para grupagem que já conta com 17 plataformas espalhadas por toda a Europa, sendo que duas delas se encontrarão em Portugal, em Lisboa e no Porto.

Segundo a Astre, a nova rede chama-se Astre LTL International (ALI), encontrando-se ainda em fase de arranque, mas tendo como objectivo a optimização dos tempos de entregas, cargas e condução dos associados, de modo a que façam a entrega das grupagens de forma eficaz e rentável.

Este novo sistema permite que os associados da Astre depositem as cargas em qualquer uma das plataformas, podendo ser lotes inteiros ou parciais, facilitando assim a sua distribuição pela Europa.

O principal objectivo desta ferramenta 100% corporativa é ganhar em eficácia e competitividade, simplificando também o trabalho dos transportadores, bem como permitir e optimizar a administração da frota da Astre que conta mais de 17.000 veículos. Procura ainda responder a uma “procura crescente do mercado”, segundo a Astre.

Os veículos contam com um sistema de mensagens instantâneas chamada Astre Connect que depende do seu actual “Palet System”, um sistema que garante a segurança e rastreamento do produto desde o seu envio até à sua recepção. O sistema de mensagens permite a troca de informação entre os transportadores, que podem programar as viagens antecipadamente, anunciando a disponibilidade dos seus serviços, e o distribuidor recebe a mercadoria e entrega-a no destino através do uso de tracking.