Foi confirmada a encomenda de 20 camiões autómatos Tesla Semi pela FedEx, em press release. Os veículos eléctricos ainda não começaram a ser produzidos, encontram-se ainda em fase de testes, estando prevista a produção para ter início em 2019. Apesar disso, a marca garante uma autonomia de 800 km e já contam com encomendas de grandes empresas, como a UPS, DHL ou Pepsico, juntando-se agora a FedEx à lista.

A Tesla garante aos seus consumidores que o novo autómato irá garantir uma maior experiência aos motoristas, aumentar a segurança e diminuir os custos do transporte de carga. Tem por base várias câmaras 360º que o ajudam a manobrar e travar com antecedência, ao mesmo tempo que os ajuda a travar no caso de ser necessária uma intervenção de emergência. Para além disso, consegue fornecer suporte ao piloto automático em casa de emergência, saída de faixas e manutenção das mesmas. Irá ainda, ao nível do custo de energia eléctrica reduzir os seus custos em cerca de 50% comparativamente aos motores a diesel.

“A FedEx tem uma longa história no campo da inovação e tem-se esforçado por implementar politicas de sustentabilidade em toda a sua rede global. O investimento nestes camiões incorpora o nosso compromisso de melhorar a segurança rodoviária, reduzindo, simultaneamente, o nosso impacto a nível ambiental”, conta o CEO da empresa, Mike Ducker.

A encomenda feita pela FedEx não é grande, comparativamente com as da UPS e da PepsiCo (125 e 100 veículos, respectivamente), mas igualmente importante para a empresa, estando este investimento avaliado em cerca de 3 milhões de euros. Ainda não foi divulgado o número de pré-vendas, mas estima-se que, segundo press releases de grandes empresas, esse número se encontre bem acima dos 350 veículos eléctricos.