O porto dos Açores investiu 41 milhões de euros (sem IVA) no porto de Ponta Delgada, de modo a que daqui a três anos este disponha de mais 380 metros de cais, espaço que será utilizado para operar três navios porta-contentores em simultâneo.

O espaço dedicado ao parqueamento e à movimentação de contentores irá também aumentar, de 21 500 para 36 300 m2 (um crescimento de cerca de 60%), sendo que para tal irá ser aumentado o terrapleno portuário em 25 metros, ao longo dos 380 metros de cais, e demolido o edifício da “Alfândega”, nome pelo qual é conhecido, aumentando também a capacidade para os 2.000 TEU, quase o dobro da capacidade actual, com incidência nos contentores do tipo 40.

Irá ainda ser instalada uma rampa ro-ro no topo nascente do cais e os fundos serão melhorados, para uma profundidade de 10 e 12 metros, de modo a possibilitar a recepção de navios que efectuem o transporte de veículos.

Ao mesmo tempo, também se pretende melhorar a rede de transportes interna e reordenar o espaço portuário, de modo a facilitar os movimentos de mercadorias e a que exista uma melhor segurança, tanto de pessoas como de cargas.