Kasper Rorsted, CEO da Adidas, em entrevista ao Financial Times este domingo, considerou o site “a loja mais importante que temos no mundo” e avançou que a empresa reduzirá seu número de lojas físicas, globalmente, este ano.
Em concreto, o fabricante de artigos de desporto planeia fechar “cerca de 170 lojas novamente” este ano, disse o CFO Harm Ohlmeyer, citado pela Seeking Alpha. A marca pretende focar-se em cerca de 10 a 15 lojas existentes em cidades-chave em todo o mundo, disse Ohlmeyer, e investir em TI – tanto como apoio ao comércio electrónico como às suas infra-estruturas de distribuição.
Para a Adidas, o comércio electrónico cresceu 57% no ano passado e a empresa pretende “alcançar o número absoluto acima de 1,5 mil milhões de euros, tendo como meta os 4 mil milhões de euros em 2022”.
Rorsted diz que os planos da empresa produzirão resultados sólidos a longo prazo. “Estamos a ver apenas os primeiros frutos”, pois acredita que nos próximos anos a vantagem será significativa. “A revolução digital está a causar um impacto enorme na nossa actividade. Não se trata apenas de como comercializamos os nossos produtos mas também na forma como nos relacionamos com… os consumidores. E começam também a surgir os primeiros sinais na forma como projectamos e desenvolvemos os nossos produtos, uma área de grande investimento mas que nos trará uma vantagem competitiva mais sustentável”.
Embora a companhia esteja a reduzir a sua área total, abrirá ou remodelará lojas nas principais cidades como forma de ampliar e melhorar a experiência do cliente, disse Ohlmeyer.