Com o aumento acrescido da digitalização, “o futuro é o agora”, e nos dias que correm já várias empresas procuram competir para terem a distribuição mais rápida e eficiente, de modo a conseguirem conquistar mais facilmente os seus clientes. A crescente concorrência de mercado exige uma entrega cada vez mais imediata, e ameaça as que não conseguem disponibilizar os seus produtos na casa do cliente no próprio dia. Deste modo, cerca de 87% dos entrevistados dizem procurar que até 2028 já disponham de um sistema de crowdsourcing ou de um sistema de entregas para tratarem das encomendas.

Um estudo da Zebra Technologies revela que, de modo a que as empresas consigam responder ao grande crescimento das compras online, dentro de 10 anos cerca de 39% das encomendas feitas por esta via serão entregues em até 2 horas. Segundo os resultados, 78% das empresas logísticas esperam atingir as entregas no próprio dia até 2023, e 39% ambicionam um pouco mais, procurando que as suas entregas sejam feitas em até 120 minutos até 2028.

Outra vantagem para as empresas é quando dispõem de um sistema de tracking que diga aos clientes onde as suas encomendas se encontram, ou se são alertados por telemóvel no caso de estarem prestes a recebê-la.