Uma startup de Seattle chamada Onda Origins já se encontra confortavelmente dentro do que a maior empresa de café do mundo ainda está a descobrir, um sistema de Blockchain aplicado ao café. Este sistema foi criado por dois irmãos, Paul e Scott Tupper, e é o primeiro do mundo neste sentido, tendo como objectivo criar uma transparência entre o produtor e o consumidor final, pelo que as pessoas assim sabem exactamente de onde vem o café que estão a beber.
Com esta transparência, e através de um sistema de realidade virtual, é dado a conhecer o ambiente em que aqueles grãos de café foram produzidos, pelo que tanto ganha o produtor, através da confiança que transmite, como o consumidor, que tem uma fonte segura de onde fora produzida aquela matéria-prima.
Nas embalagens de café vendido no site da Onda Origins podemos encontrar um rótulo colorido com o nome do produtor, e em vez de ser vendida “uma marca” é vendido um produto de uma pessoa real e que podemos ver. Ao seleccionarmos um produto podemos escolher se pretendemos em grão ou moído, e ver a descrição completa sobre o café: volume, produtor, origem, informações relativas ao sabor, fertilizante utilizado e ainda uma fotografia e descrição sobre a pessoa que produziu aquele café, criando uma grande empatia entre o cliente e o produtor.
Outra informação importante sobre este sistema é que o próprio produtor recebe uma comissão que servirá como motivação para o seu trabalho, incentivando-o a continuar e melhorar a qualidade do seu produto. “Podemos partilhar algumas das receitas de volta para os produtores e recompensá-los uma segunda vez pelo bem ambiental ou social que eles estão a trazer para o mundo”, conta Paul Tupper, um dos co-fundadores da empresa.
Hilda Herrera é a primeira produtora a ter o seu negócio totalmente integrado neste sistema de Blockchain, através de uma startup chamada yave.lo, que pertence a um dos irmãos, Scott Tupper. Esta produtora guatemalteca terá o seu café disponível no site no próximo mês, embora já se encontre disponível para pré-venda, a 20 dólares cada saco de 12 onças (cerca de 340 gramas). Para além de Hilda, a Onda está ainda a trabalhar noutros projectos de café através de Blockchain com produtores das Filipinas.
A empresa vende café directamente a restaurantes, cafés e online, encontrando-se mesmo disponível no campus da Microsoft, mas procura estender o negócio, abrir um café e chegar mais longe com o nome da companhia.