A Volvo Trucks anunciou, na semana passada, o seu primeiro camião que funciona integralmente a energia eléctrica, sendo que já se encontram dois modelos Volvo FL Elétrico em fase de testes na Suécia. A sua produção e lançamento para venda ao público estão previstos para o próximo ano, quando a marca se assumirá como líder de fornecedor de soluções para transporte eléctrico de mercadorias em meio urbano.

Trata-se de um veículo de transporte de 185 kW de potência (130 kW de potência contínua), direccionado para a distribuição, recolha de resíduos e outras aplicações em meio urbano de até 16 toneladas. Tem uma autonomia para até 300km distribuídos entre duas a seis baterias de iões de lítio, com um total de 100 a 300 kWh, que quando descarregadas podem ser carregadas até ao máximo no sistema público de 22kW, em até 10 horas, ou num sistema de carregamento rápido de uma a duas horas, através de uma infraestrutura de até 150 kW.

O novo modelo da Volvo Trucks fornece uma melhor qualidade ambiental, sem quaisquer emissões de gases de escape para a atmosfera, e uma baixa emissão sonora, pelo que facilita a movimentação nocturna.

Os dois primeiros veículos encontram-se a ser utilizados por dois clientes em Gotemburgo, local de fundação da Volvo, um pela empresa de recolha de resíduos e reciclagem Renova AB, e outro pela empresa de transportes TGM, mas a Volvo Trucks conta que ainda se encontram erros relativos ao processamento de baterias.

O investimento feito por este país na ecologia é notável, tendo a capital sueca inclusive arrecadado o prémio de Capital Verde da Europa em 2010, na primeira edição do concurso.