Os processos logísticos no transporte expresso evoluíram muito nas duas últimas décadas de forma profunda e radical. Em geral, neste período, a evolução, tornou-se crescente e obrigatória. Em Portugal, particularmente, sofremos um avanço significativo em diferentes aspetos, no processo logístico do transporte expresso e na sua oferta de mercado.

Um dos aspetos, em que essa evolução mais se destacou, foi no processo de compra, pelo cliente empresarial.

No início dos anos 90, quando as empresas de correio expresso, pioneiras em Portugal, iniciaram as suas funções, ofereciam serviços de 24 horas, em Lisboa e Porto, e uma cobertura de 48 horas, nas restantes áreas geográficas. Sem sistemas informáticos, nem websites com seguimento de envios, muitas vezes as equipas comerciais destes operadores de correio expresso, faziam o papel de costumer service, de apoio ao cliente, ao responsável de compras ou de logística empresarial.

Actualmente, com a evolução tecnológica e com a informação disponível à distância de um click, o cliente, na pessoa do supracitado responsável, evoluiu significativamente para melhor. Temos hoje em dia no mercado excelentes profissionais nesta área, altamente qualificados, mais informados, experientes e focados em acrescentar valor à sua empresa.

Estes mesmos profissionais na área de compras, agora à frente de grandes Multinacionais ou de PME´s, elevaram muito a fasquia para nós comerciais desta área. Devido à sua especialização e diferenciação este tipo de interlocutores, conhece hoje, melhor do que nunca, o mercado e a sua oferta de serviços. Recebem ao longo do ano, equipas de comerciais de vários operadores, absorvem toda a informação que lhes é exposta, e a partir desse momento estão altamente preparados para conseguirem selecionar o seu fornecedor e colocarem todas as questões a quem está a oferecer-lhes os seus serviços, exigindo assim uma maior capacidade de resposta e de meios cada vez mais sofisticados, pelo melhor valor de mercado.

A selecção é hoje mais consciente, logo espera-se mais eficaz.

Acompanho esta evolução, desde 1992… Assistimos todos nós, que visitamos diariamente clientes e potenciais clientes, que o mercado ao evoluir desta forma nos obrigou a ser melhores profissionais, mais focados, atentos, perspicazes, aptos, já que os interlocutores que contactamos são agora melhores compradores e melhores clientes, elevando mesmo a fasquia para todos nós players deste mercado.

Com esta fasquia, nós comerciais deste sector, estamos perante um interessante desafio nos próximos tempos, colocarmos a nossa oferta de serviços noutro nível, através de um papel cada vez mais de consultor, em que acrescentar valor, se tornará uma missão conjunta com o nosso cliente, e com esta ligação, transformarmo-nos progressivamente, mais do que num fornecedor de serviços, num dos seus eventuais parceiros de referência.

 

Luís Miguel Franco, Sales Manager
Express & Parcels
Rangel Logistics Solutions