A Amazon quer que os empreendedores criem pequenas empresas e startups para entregar os pacotes da Amazon, disse a gigante do e-commerce num comunicado de imprensa.
A Amazon quer seduzir e apoiar centenas de companhias de logística e transporte que, por sua vez, contratarão dezenas de milhar de operadores para efectuarem as entregas. O objectivo da Amazon é, desta forma, competir com as grandes companhias de entrega de encomendas dos EUA, como a UPS ou a FedEx.
A Amazon Logistics parece ser uma melhoria face ao Amazon Flex, que está a criar polémica nos vários países onde está presente, a começar pela vizinha Espanha, devido às dúvidas que gera em termos de conformidade com os regulamentos laborais e de transporte. O novo plano parece, além disso, descartar, pelo menos para já, os rumores de que o gigante estaria a pensar comprar companhias de transporte e logística norte-americanas.
Parece-me uma boa estratégia.
No entanto, a Amazon terá que cuidar para que o nível de serviço aos clientes não seja comprometido, por uma eventual falta de padronização nas entregas. Trabalhar com muitos fornecedores não é fácil e pode resultar em serviços com performances diferentes.