Ir às compras a uma loja Zara já não é o que era. A cadeia espanhola está a apostar na tecnologia para melhorar a experiência dos clientes, e evitar que passem para a concorrência de lojas apenas online.
Realidade aumentada, assistentes virtuais e montras com hologramas são algumas das inovações para atrair consumidores. Ainda não chegaram todas a Portugal, mas estão a ser testadas em lojas espanholas e inglesas. Mas, por exemplo, a aplicação de realidade aumentada, que permite ver como a roupa fica em modelos ao apontar a câmara do telemóvel para a peça, foi disponibilizada nas lojas do Colombo e NorteShopping durante um intervalo de tempo de 15 dias.
Para ajudar nesta senda, o grupo Inditex, tem-se rodeado de parceiros como a Intel, com quem estão a desenvolver dispositivos que podem medir rapidamente o volume de roupas em caixas, e a californiana Fetch Robotics, para modificar a linha de produção.
Outras expansões previstas são um hub de logística na Holanda e um novo centro de distribuição em Arteixo, investimentos que vão ascender a mais de 150 milhões de euros.
Os investimentos parecem estar a resultar. O grupo Inditex, que detém também a Pull & Bear e a Oysho, registou um aumento nas vendas online de 41% no ano passado. A Zara era o número 46 no ranking da Forbes das marcas mais valiosas do mundo, em Maio, com as vendas registadas em mais de 16 mil milhões de euros.