A Renault formalizou o acordo com o Estado português para um investimento de 100 milhões de euros na fábrica de Cacia, onde serão produzidas as caixas de velocidades para os modelos mais representativos do Grupo Renault, bem como da aliança “Renault-Nissan-Mitsubishi”.
Esta aposta passa não só pela modernização da fábrica, mas também pela criação de uma nova linha de montagem específica para a nova caixa de velocidades, para além da contratação de 150 trabalhadores. A fábrica de Cacia exporta a totalidade da sua produção para 12 países (África do Sul, Argélia, Brasil, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irão, Malásia, Marrocos, México, Roménia e Rússia).
A fábrica de Cacia foi inaugurada em 1981 com o objectivo de produzir os mais diversos componentes mecânicos. Chegou a produzir 3,5 milhões de motores. Em 2017 a fábrica totalizou 10.000.000 de caixas de velocidades produzidas e já este ano celebrou a produção de 40.000.000 de bombas de óleo fabricadas.
Se a produção de caixas de velocidades é a grande mais-valia da fábrica de Cacia, há muitos outros componentes que são ali produzidos, desde as bombas de óleo (de que é o maior fornecedor de todo o Grupo Renault), árvores de equilibragem e outras referências para caixas e motores.
Em comunicado, a Renault sublinha que se trata de “uma aposta que garante o futuro da fábrica para os próximos anos, mas que também faz jus a um passado de investimentos da Renault, já com mais de meio século de história. Na realidade, a Renault é talvez o fabricante automóvel que mais tem apostado em Portugal e na qualidade da produção nacional.”
Nos últimos três anos, a unidade de produção portuguesa da empresa foi considerada “a melhor na produção de caixas de velocidades”, refere a companhia, com 70% do volume de negócios da Renault Cacia a corresponder à produção de caixas de velocidades (725.000 em 2017).