No seguimento de um anúncio feito por Guilherme W. d’Oliveira Martins, secretário de Estado das Infra-estruturas, que referia existir um consórcio disponível a partir de Setembro. Esse anonimato pouco durou, e em comunicação ao Transportes & Negócios, António Beirão, a cara do consórcio MAIS, que engloba as ALS Portugal, Loginsular e Swiftair, revela que será difícil ter tudo preparado para arrancar nessa data.

Prevê-se que faça ligações diárias entre Lisboa e Ponta Delgada, cinco dias por semana, chegando aos Açores pelas 12h e retornando a Lisboa às 20h. A ligação será feita por um ATR, semelhante ao que faz a ligação entre o continente e a Madeira, e a permanência no arquipélago será aproveitada para fazer também entregas entre as suas ilhas (Terceira três vezes por semana e Horta duas), mas o responsável conta que para esta deslocação que pretende ir de encontro aos objectivos das autoridades regionais locais “terá de haver algum apoio público”.

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, responde ao pedido de apoio da empresa, afirmando que a região “não abdica da fixação de obrigações de serviço público, independentemente da vinda de um cargueiro de um operador privado a operar para Ponta Delgada”, acrescentando ainda que não pretende abdicar dos serviços públicos já existentes devido à presença de um privado, defendendo que não considera que este consiga responder a todos os pedidos dos habitantes dos Açores, “a perspectiva do Governo Regional é não abdicar de obrigações de serviço público, porque entendemos que a vinda deste privado não colmata as necessidades de todas as ilhas”

Um ano depois de lançado para a Madeira, o serviço da MAIS tem-se revelado um sucesso no transporte do continente para o arquipélago, mas o mesmo não se reflecte no trajecto inverso, ao contrário das expectativas iniciais da empresa.