Primeiramente surgiu a ideia da 45hc.com, uma plataforma que na altura servia para a reserva de contentores, lançada em 2016, um ano antes de nascer a ideia inovadora da empresa: a CargoX. A subsidiária da empresa que agora se dedica ao transporte marítimo introduziu as crypto moedas no mercado do transporte através do sistema Smart B/L™, que evitam a espera de entre 5 e 10 dias para obter os Conhecimentos de Embarque, devido a um sistema de blockchain incorporado, representando também um menor custo, pois os constantes envios dos papéis necessários podem chegar a custar centenas de euros.
Graças a este sistema, a CargoX consegue oferecer um serviço seguro, rápido, ecológico e com menores custos para o cliente, mas não só, pois ao mesmo tempo consegue dar informações adicionais sobre a carga, como a temperatura e local onde se encontra, ao mesmo tempo que não pode ser perdido ou roubado e é arquivado instantaneamente. Relativamente às crypto moedas, trata-se de uma moeda digital de formato ERC20 chamada CXO, através da qual podem alterar a propriedade da carga do exportador para o importador, e foram criadas mais de 215 milhões de moedas para serem utilizadas.
O facto de ser feito tendo por base a tecnologia blockchain implica que seja de resposta imediata, inalterável, sem custos adicionais e de fácil acesso, ou seja, é a ferramenta ideal para este negócio, em que a velocidade para libertação da carga é a palavra-chave.
No dia 20 de Agosto teve a recente prova disso mesmo: através de um envio experimental entre a China e a Europa, no qual o documento oficial demorou apenas dois minutos em vez de semanas a chegar ao destino, por apenas 15% dos custos, reduzindo ao mesmo tempo quaisquer riscos de danificarem o documento a zero. Foi assim, após o sucesso desta fase experimental, que foi lançado oficialmente este sistema de pagamento. “Tudo correu bem, e isto dar-nos-á a oportunidade de baixar os custos de importação de bens significativamente. Se aumentar a segurança e a confiança da transferência de documentos, também é uma vantagem adicional para nós!”, conta Miloš Košir, Logistics Manager da Metro d.d., o importador.
No site da CargoX.io pode-se ler “usando os serviços expresso dos correios, normalmente demora entre 5 a 10 dias e custa por volta de 100 dólares para ter estes documentos da origem até ao destino. Ao usar o Smart B/L™, que é um token baseado em blockchain, nós conseguimos cortar o tempo e os custos necessários para transferências B/L. Ao enviar tokens na blockchain podem facilmente e em segurança mudar a propriedade entre o exportador e o importador, o que faz dos tokens Smart B/L™ a ferramenta perfeita para a mudança de propriedade de carga”.
Esta chegada inovadora ao mercado veio revolucionar a forma como é feita a transferência de carga, utilizando um sistema que há muito tem vindo a comprovar ser merecedor da confiança dos clientes, uma aposta que mostra ser cada vez mais constante por parte das empresas, nas mais diversas áreas, sendo que ainda se encontram mais fases experimentais a decorrer.