A Luís Simões obteve a certificação SQAS (Safety & Quality Assessment for Sustainability) em Portugal, que avalia a conformidade quanto aos requisitos de qualidade, segurança e proteção ambiental definidos pela indústria química para os seus prestadores de serviços de logística.
O SQAS, propriedade do CEFIC (Conselho Europeu da Indústria Química), não é simplesmente um sistema de certificação, mas um sistema de avaliação que fornece os relatórios detalhados das mais variadas ações e indicadores.
Esses relatórios permitem que as empresas do setor químico avaliem os seus fornecedores de serviços de logística de acordo com os respetivos padrões e requisitos, em áreas como qualidade, segurança e saúde, tanto entre os seus funcionários, como junto dos cidadãos, meio ambiente e responsabilidade social corporativa.
A indústria química exige uma responsabilidade especial por parte dos seus operadores logísticos e distribuidores para o armazenamento, manuseamento e transporte de produtos que, em muitos casos, têm um perfil altamente sensível. Desta forma, a Luís Simões consolida-se como um parceiro logístico estratégico para o sector químico, ao demonstrar um compromisso com o desenvolvimento sustentável das suas acções e posiciona-se como actor que opera sob modelos responsáveis de comportamento.
Além da objectividade proporcionada pela obtenção da SQAS, esta certificação permite que as empresas químicas verifiquem qual o grau de cumprimento da legislação vigente na Luís Simões. Além disso, e graças à SQAS, a avaliação contínua permite à Luís Simões melhorar os seus sistemas de segurança, ambiente e gestão da qualidade, integrar esses sistemas de gestão para que os processos e informações não sejam duplicados, e melhorar as suas relações com clientes e fornecedores.