A transportadora Suíça Kuehne + Nagel apostou na tecnologia blockchain com o objectivo de facilitar a partilha da informação relativa ao peso dos contentores marítimos, e revelou que esta já se encontra integrada no seu portal, destinado à aferição da Massa Bruta Verificada (VGM). Esta melhoria vai de encontro à lei colocada em vigor em 2016 pela Organização Marítima Internacional (IMO), que exige que os contentores sejam pesados antes de serem carregados para o navio, facilitando todo o processo.
Com este update para a tecnologia do momento, a empresa consegue registar 800 mil transacções através do seu portal, sem que haja a necessidade de utilizar canais externos, podendo assim os seus internautas utilizar o portal e trocar dados com terceiros. Martin Kolbe, Director de Informação da Kuehne + Nagel, conta que as aplicações desta tecnologia são complicadas de encontrar, e que não se encontra muito espalhada, mas que “no sector de logística é longa”.
O uso de blockchain veio combater a dificuldade sentida por muitos dos expedidores que reclamam da dificuldade que é a pesagem dos contentores, resultante da lei aplicada em 2016, e do desafio que é transmitir os resultados às transportadoras marítimas. Os proprietários mostraram-se ainda preocupados com as taxas aplicadas às certificações VGM que os terminais aplicam.