A transportadora alemã Lufthansa Cargo tornou-se a primeira e única a utilizar as Declarações de Carga Perigosa (DGD) de maneira electrónica, tendo sido o primeiro ensaio feito num transporte entre Frankfurt e a Cidade do México, o que poderá tornar-se num passo importante para a revolução deste método, indo de encontro à ideia da IATA de abolir os papéis na carga aérea.
Para esta expedição foi feita uma colaboração entre a empresa e a Fraport, a Abbobt, Panalpina e Dakosy, esta última a responsável pela criação e desenvolvimento da plataforma electrónica INFr8, de modo a que esta operação se tornasse possível.
A empresa pretende tornar-se a pioneira da indústria em digitalização, e defende que ainda há muito trabalho pela frente em diversas áreas, em conjunto com os responsáveis associados ao transporte, referindo os carregadores, transitários e aeroportos. Sören Stark, administrador para as operações e COO da Lufthansa Cargo, defende em comunicado que a experiência feita no passado dia 13 de Setembro “sublinha a nossa pretensão de sermos os pioneiros da indústria em digitalização. Ainda há muito mais para conseguir, juntamente com os carregadores, transitários e aeroportos”.
Os processos relativos ao transporte de cargas perigosas por meios aéreos ainda hoje se assentam em documentos físicos, em papel, sendo que este método atrasa todo o processo devido à verificação. Recorrendo às e-DGD este processo torna-se muito mais ágil, reduzindo as margens de erro.