Está a ser desenvolvida uma aplicação de telemóvel dos CTT que permitirá aos clientes chamarem um estafeta para recolher encomendas e as entregar em uma ou duas horas no seu destino, dependendo do tipo de serviço, podendo chegar até um período no decorrer do dia. A informação foi revelada em exclusivo ao ECO por Alberto Pimenta, director da área de comércio electrónico dos CTT.
O serviço será lançado em Lisboa até ao final do ano, como forma de projecto piloto, e será assente em base Android e iOS, procurando aumentar as diversas ofertas de serviços da empresa, com um serviço mais rápido e interligado ao online. O responsável dos CTT não escondeu que este serviço se assemelha muito aos modelos da UberEATS e da Glovo, nas suas diferentes áreas.
Citado pelo ECO, o director conta que se vão direccionar para um serviço de entregas ocasional, interligando a plataforma com o e-commerce: “Vamos focar-nos mais nas entregas ocasionais e também ligadas à integração com plataformas de comércio electrónico. Vamos prestar um serviço de estafeta, entrega de encomendas, documentos, compras no B2B, compras no B2C, ou seja, aquilo que é a nossa natureza e que, dentro das encomendas, já fazemos”.
O “same day” e o online são as tendências actuais, e os CTT procuram desenvolver essas áreas neste modelo de negócio que tanto os distingue. “O futuro dos correios vai passar pelas encomendas e pelo expresso, muito alavancado pelo comércio electrónico”, comenta o responsável.
“Cada vez mais, as entregas têm de ser feitas em tempos cada vez mais curtos e a preços cada vez mais baixos”
Alberto Pimenta, director da área de comércio electrónico dos CTT
Apesar da sua grande equipa a nível nacional, Alberto Pimenta revela que existe a possibilidade de aceitar estafetas de fora dos CTT e que se dediquem exclusivamente aos serviços de entregas, podendo recorrer a freelancers ou estafetas externos, como se encontram noutro modelos de negócio semelhantes no país.