“Co-creating the Future Valérius 360” é o nome de um projecto do grupo têxtil Valérius que quer aplicar de forma perfeita os princípios da economia circular. A empresa de Barcelos quer que, em 10 anos, todas as roupas que saiam das suas fábricas a elas voltem para dar origem a novos produtos.
O projecto está a ser desenvolvido pela RDD – Research, Design, Development, a vertente laboratorial do grupo, em parceria com a Universidade do Minho, além de outras parceiras tecnológicas.

De que se trata? De uma forma de reconverter stocks das marcas e empresas suas parceiras, juntando-os aos desperdícios da sua produção para assim gerar uma nova gama de fios e novo vestuário. Ou seja, uma solução ecologicamente correcta, ética e sustentável para reduzir o recurso a matérias-primas, energia, água e produtos químicos, produzindo ao mesmo tempo colecções éticas, a preços acessíveis. Além de fios têxteis sustentáveis, o processo vai permitir ainda a produção de papel ecológico, a partir dos desperdícios que o processo de reciclagem não pode devolver à indústria têxtil.

O processo, inovador, vai proporcionar à indústria da moda uma solução para um futuro verde, aplicando de forma exemplar os princípios da economia circular a partir do processo convencional de seis etapas: recolha de vestuário, classificação, moagem, fios renovados, malha e de novo vestuário.

O projecto de fechar o ciclo de todas as peças que produz, implica o investimento numa fiação, passo indispensável para a reciclagem da roupa recolhida. Pressupõe ainda uma série de compromissos ao longo de toda a  cadeia: a Valérius compromete-se com o cliente a receber de volta, no final do ciclo de vida, todas as peças que lhe forneceu. Por sua vez, o cliente compromete-se a receber do consumidor final todas as roupas que lhe vendeu.

O projecto “Valérius 360” tem um plano de 10 anos e um orçamento de 20 milhões de euros. Nascido em 2017, o Co-creating the Future Valérius 360, desenvolve-se em várias etapas que estão devidamente calendarizadas até 2027, ano previsto para a consolidação do projecto.

Com um volume de negócios de 35 milhões de euros, a Valérius emprega 130 pessoas, tem uma área de fábrica de 3 500 m2, em Vila Frescaínha, e trabalha em regime de private label para marcas como a Moschino, Cos e Max Mara, entre outras.