O “TOP 5” dos maiores transportadores marítimos mundiais anunciou uma nova associação de armadores de carga contentorizada, a iniciar em 2019, e que irá facilitar o transporte de carga, criando uma sinergia de esforços em termos de digitalização, padronização e interoperabilidade, pretendendo tornar o transporte menos burocrático e com maior transparência.

A associação entre A.P. Moller-Maersk, CMA CGM, Ocean Network Express (ONE), Hapag-Lloyd e MSC é um passo enorme que pretende padronizar as informações tecnológicas para que sejam comuns a todas, e como tal, os seus responsáveis de TI reuniram-se de modo a conseguirem ir ao encontro deste fim comum, procurando que se garanta uma interoperabilidade através desta padronização.

A ideia da associação partiu da necessidade de um corpo físico que conseguisse agregar valor competitivo na área do transporte marítimo contentorizado e, deste modo, a associação não pretende ter fins lucrativos, apenas criar sinergias, e está aberta a novas entradas.