Numa parceria com a Brønnøy Kalk AS, a Volvo Trucks vai realizar o transporte de pedra calcária na Noruega, a primeira vez que a empresa comercializa uma solução autónoma de transporte, que envolverá seis camiões Volvo FH que trabalharão autonomamente num piso irregular ao longo de 5km, entre uma mina a céu aberto e um porto nas proximidades.

Para além da dificuldade do piso irregular, os camiões também terão de atravessar alguns túneis durante o percurso, tendo até agora os autónomos superado os testes, que ainda irão perdurar e esperando-se que esteja completamente operacional até ao final de 2019.

“Orgulhamo-nos de poder apresentar uma solução autónoma que irá enfrentar os desafios dos nossos clientes, tanto em termos de segurança, reliabilidade e rentabilidade”, conta a Presidente da Volvo Trucks, Claes Nilsson, acrescentando que “o transporte global está em constante mudança a um ritmo bastante elevado, e a indústria está a pedir novas e avançadas soluções para se manter na liderança. O nosso objectivo é sermos líderes do desenvolvimento de produtos e serviços para responder a essas necessidades”.

O acordo segue recentes projectos de automação que envolvem minas, colheita de cana de açúcar e recolha de lixo, mas enquanto primeiro projecto comercial torna-se importante, pela aposta feita na marca, envolvendo o pagamento do serviço de transporte e por tonelada entregue.