O DPDgroup, que em Portugal detém as empresas Chronopost e SEUR, estima que o volume de actividade neste período de fim de ano possa atingir 2,2 milhões de encomendas.
Para fazer face a este pico de encomendas em Portugal, a Chronopost e a SEUR contrataram 125 colaboradores. Além de terem aumentado em 75 o número de circuitos de distribuição, as empresas reforçaram igualmente o número de colaboradores para efectuar a triagem de encomendas, com mais 35 pessoas. No serviço a clientes, o incremento representa 15 colaboradores. A nível de estruturas físicas, foram criados armazéns temporários para realizar o tratamento de encomendas.
No global, o DPDgroup prevê aumentar 20% o número de encomendas em todos os mercados onde opera, alcançando um pico de actividade de oito milhões de encomendas no dia 22 de Dezembro.
O comércio online tem continuado a crescer a dois dígitos, com a facturação no e-commerce europeu a aumentar 11%, para 534 mil milhões de euros, em 2017, e com uma perspectiva de crescimento de 13%, para 602 mil milhões de euros, em 2018.
As encomendas do e-commerce são ainda mais significativas no final do ano, iniciando este período de pico com a Black Friday (23 de Novembro), seguida da Cyber Monday (26 de Novembro) e da época de Natal. Este período acaba por se estender no Mercado CEP (Courier, Express, and Parcel) até meados de Janeiro, com as revendas de artigos online e as devoluções.