No passado sábado realizou-se a ligação ferroviária entre a Autoeuropa, em Palmela, e o porto espanhol de Santander, num teste para avaliar a viabilidade do serviço para o transporte de automóveis. O projecto-piloto transportou 150 carros em 15 vagões de dois pisos da Transfesa entre a fábrica da Volkswagen e a cidade espanhola, tratando-se apenas de um teste para um meio alternativo ao transporte dos veículos produzidos na fábrica de Palmela para Setúbal.

Carlos Vasconcelos, Presidente da Medway, explica que “normalmente todos os operadores económicos gostam de ter sempre alternativas”, e embora considere que os carros saírem pelo Porto de Setúbal, que se encontra a menos de 40 quilómetros, seja a opção mais viável, também mostra todo o interesse em cooperar com a Autoeuropa.

O responsável recorda ainda que “todos os carros da Autoeuropa saem pelo Porto de Setúbal”, e a Volkswagen queira “estudar uma alternativa” ao transporte de automóveis. Mesmo não sabendo se este meio continuará a ser utilizado pela alemã, Carlos Vasconcelos admite que gostaria de participar neste novo investimento e garante que seria uma opção viável.

Recorde-se que a Autoeuropa já tinha apostado no transporte ferroviário anteriormente, com a DB Schenker, estreando um comboio de mercadorias na travessia pelos Pirenéus em Novembro de 2011, e tendo terminado em 2013 devido a complicações com a França.