A Carrefour afirma-se como a primeira cadeia de distribuição francesa a adoptar um sistema de inteligência artificial, de forma a diminuir o desperdício na cadeia de abastecimento.

Integrado no plano “Carrefour 2022”, o investimento anual para esta aposta, apontado em 2000 milhões de euros, destina-se a projectos informáticos e tecnológicos.

Num comunicado realizado através do seu website, a Carrefour explica que se optou por seleccionar a “Viya”, uma solução da SAS, baseada em inteligência artificial, que providencia uma optimização na redução das rupturas de stock e no excesso em lojas e armazéns, através de vários canais de distribuição. Para além disto, permite ainda guardar e processar dados dos armazéns e lojas, de maneira a melhorar os pedidos dos fornecedores.

Esta aposta é encarada como uma mais-valia, pois “para além dos benefícios operacionais de uma distribuição eficaz, este projeto irá melhorar a experiência dos clientes”, como afirma a Carrefour. Ao libertar tempo às equipas, desenvolve-se uma maior concentração em várias estratégias que visam ir ao encontro das expectativas dos clientes.