O Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030 prevê a ampliação do terminal de contentores de Santa Apolónia de forma a conceber uma melhor eficiência “aproximando a capacidade do parque, gerando a criação de 32 postos de trabalho”, de acordo com a proposta do Governo.

O concessionário do cais, liderado pela Yilport, investirá em equipamentos de movimentação de cargas na frente do porto de forma a ampliar a sua capacidade e providenciar uma melhor utilização da área do terminal. O objectivo passa pela modernização da infra-estrutura beneficiando, inclusive, da ligação da Linha de Cascais à de Cintura para ter o “desnivelamento do ramal de acesso e feixe interno ao terminal de Alcântara”. Estima-se que serão aqui criados 285 novos postos de trabalho.

Deste projecto resultará uma optimização das acessibilidades marítimas, consoante o aprofundamento do canal da barra, permitindo a recepção de navios de grandes dimensões no porto de Lisboa.

A Administração do Porto de Lisboa, a Infra-estruturas de Portugal e os actuais e futuros concessionários e operadores deverão realizar um investimento de mais de 665 milhões de euros na expansão do terminal de contentores.

O PNI 2030 visa, ainda, não só a construção do Campus do Mar em Pedrouços, mas também de um paredão de protecção à Doca de Pedrouços.