O projecto Janela Única Logística (JUL) iniciará funções no final do mês de Março e, durante a inauguração do novo radar meteorológico de Porto Santo, Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, garantiu que a ilha da Madeira estará na linha da frente da inovação digital no sistema portuário português.

“Há uma nova era de modernização e digitalização e escolhi a Madeira, mais propriamente o Porto do Caniçal, para ser o piloto da Janela Única Logística e será o primeiro a estar em funcionamento no final deste primeiro trimestre”, como afirma a Ministra do Mar justificando a eleição da ilha para amparar a fase de testes do projecto.

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional do arquipélago, reforçou a importância de um sistema tecnológico mais avançado para prever cargas de água ou índices de pluviosidade elevados, de forma a estabelecer medidas de protecção.

A cerimónia foi dedicada ao novo radar, encarado como um dispositivo fundamental para a segurança marítima e prevenção de catástrofes, mas também houve espaço para abordar o projecto que será recebido pelo Porto do Caniçal.