A operadora logística francesa GEFCO transportou os dois primeiros vagões ferroviários em Dezembro de 2018 de forma a dar apoio à nova fábrica do Grupo PSA em Kenitra, Marrocos. Durante o ano de 2019 serão enviados mais 45 vagões desde o porto de Saint-Nazaire, em França, até ao porto de Tânger, em Marrocos. Até 2020 estima-se que a fábrica produza 200.000 veículos por ano.

Anne Lambusson, vice-presidente executiva responsável pela conta do Grupo PSA na GEFCO afirma que “estamos muito satisfeitos com a confiança que o Grupo PSA depositou na GEFCO neste empolgante projecto e estamos confiantes nos nossos conhecimentos e capacidades para torná-lo num caso de sucesso”. Acrescenta ainda que o que sabem sobre a cadeia de abastecimento é uma mais-valia para superar o desafio e pretendem contribuir para a estratégia de crescimento dos clientes.

Cada etapa da operação foi meticulosamente pensada para garantir o seu sucesso, por isso, contou com a colaboração da equipa GEFCO a nível mundial. Começando por encaminhar os vagões do porto de Saint Nazaire, reabilitando e personalizando-os, até serem carregados no navio que partiu até o porto de Tânger. O Escritório Nacional de Ferrovias Marroquino (ONCF) realizará o transporte dos veículos da fábrica em Kenitra para o porto de Tânger, antes de serem exportados para a Europa.

A empresa francesa vai afirmar a sua posição em Marrocos através deste novo projecto, tendo já criado uma boa relação com o país. Em Janeiro de 2018 anunciou a aquisição de uma das principais operadoras da ligação entre Algeciras e Tânger, a GLT.