A Far East Land Bridge (FELB) lançou um novo serviço regular de transporte rodoviário de mercadorias, entre China e Itália. A operação demora 18 dias a ser concluída, ou seja, a chegar ao destino.

O primeiro comboio, carregado com 40 contentores, partiu de Chengdu no dia 26 de Janeiro e deverá chegar ao terminal da Contship no dia 12 de Fevereiro. Cerca de 40% da carga transportada nesta primeira operação deverá ser tratada e reexpedida para outros destinos europeus através da rede Hannibal que faz parte dos serviços ferroviários da Contship. Na verdade, pretende-se combinar o comboio China-Itália com esta rede, que liga França à Suiça, para disponibilizar aos carregadores um corredor entre China-Europa do Sul.

De momento, a operação é realizada num prazo quinzenal, mas deverá, eventualmente, passar a semanal. O primeiro transporte destinado ao país asiático deverá partir do Melzo Rail Hub na semana 7, com a mesma carga de contentores.

Este serviço percorre mais 10.000 quilómetros passando por oito países, como China, Cazaquistão, Rússia, Bielorrúsia, Polónia, Áustria e Itália.