Entre Janeiro e Março os portos do continente movimentaram quase 22,7 milhões de TEUs, o que significa que houve um aumento de 3,3% face ao período homólogo. A informação chegou através de um comunicado da AMT, que revela que estes obtiveram um aumento de 12,7% na movimentação de carga contentorizada, e que em destaque estiveram os de Sines, Setúbal e Leixões.

Ainda de acordo com a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, os portos de Setúbal e Leixões atingiram marcos históricos na movimentação de contentores no primeiro trimestre de 2019, tendo o primeiro tido uma variação homóloga de 0.7% e o segundo de 5,3%, “as melhores marcas de sempre”. Ao todo, foram 755 mil TEU movimentados no território nacional continental.

Sines continua a manter a liderança em termos de contentorização, com uma quota de 57,7% do mercado, registando um aumento de 1,7% face ao mesmo período do ano anterior. Em termos de desempenho, este porto também se encontra na liderança, tendo uma maioria absoluta de 51,6% de mercado, seguido de Leixões (20,5%) e Lisboa (11,9%).

Relativamente aos movimentos que mais impacto tiveram nos portos, registaram-se 793 mil toneladas de carga contentorizada, 446 mil de produtos petrolíferos, 134 mil de outros granéis líquidos, 105 mil toneladas de carga fraccionada, 96 mil de carga Ro-Ro e 53 mil de minérios. Já o petróleo bruto registou um decréscimo (de 586 mil toneladas), bem como outros granéis sólidos (de 141 mil toneladas) e produtos agrícolas (de 121 mil toneladas).