A Carrefour, retalhista francesa, lançou no passado dia 14 de Maio uma nova plataforma de e-commerce chamada Loop, um serviço de cooperação entre 26 marcas de renome do grande consumo que procura apostar na diminuição da pegada ecológica e em reduzir os resíduos.

No seu conceito, a Loop vende os produtos destas empresas co-fundadoras em embalagens reutilizáveis com um design inovador, permitindo a sua devolução ou mesmo recarga. As encomendas são entregues ao domicílio, e para cada produto as pessoas pagam um custo adicional que será posteriormente devolvido no seu retorno. No caso da recarga, é pago apenas o valor do produto sem haver necessidade dessa taxa.

Por exemplo, arroz, massas ou folhas de chá chegarão em pequenas caixas metálicas que após o seu retorno são devidamente lavadas e reutilizadas, reduzindo a necessidade de recorrer a plásticos.

Para já este serviço ainda está limitado maioritariamente a alimentos e bebidas, tendo ainda disponíveis materiais de escritório, cosmética, artigos para a casa ou de bebés, e está disponível apenas no nordeste dos EUA e em Paris, mas a empresa diz que pretende abranger o leque de produtos disponíveis e que rapidamente chegará a toda a França, ambicionando para já países como a Alemanha, Canadá, Japão e Reino Unido, onde irá distribuir através da Tesco.

Este novo modelo traz apenas uma desvantagem de custos associados, com o exemplo da coca-cola, em que o litro tem um custo de 3,10€ (com mais 0,35€ da embalagem, retornáveis), enquanto no site do Carrefour o mesmo produto custa apenas 1,23€.