A Junta de Andaluzia aprovou o orçamento de 2019, que destina quase 8 milhões de euros para o desenvolvimento de áreas logísticas integradas na Rede Logística de Andaluzia, enquadrado no programa de mobilidade, infra-estruturas rodoviárias e transportes.

Em especial destaque está o desenvolvimento da área logística de Antequera, estando em desenvolvimento a primeira fase do projecto e onde está a ser planeada a licitação e construção de uma área de 100 hectares. Após o seu término, o espaço irá contar com plataformas logísticas, áreas públicas e de estacionamento de veículos industriais, bem como uma pré-urbanização da zona intermodal.

Também presente no orçamento está a segunda fase da urbanização de Guadarranque, para dotar a área de uma zona intermodal, bem como actuações em Sevilha-Majarabique.

Na Rede Logística de Andaluzia encontram-se operacionais quatro das 11 áreas, em Algeciras, Sevilha, Málaga e Córdoba, que juntas prevêem um volume de negócios superior a 6,1 milhões de euros este ano, mais 3% que no ano passado. Estimam-se ainda benefícios para a Rede no valor de quase 800 mil euros, um aumento de 18% face a 2018.

Segundo indicado nas contas anuais, este aumento deve-se à “manutenção dos custos de exploração e ao aumento da actividade de todas as áreas, bem como a redução dos custos de financiamento”.