A L’Oréal abriu recentemente um novo centro logístico, neutro em carbono, em Muggensturm, na Alemanha. São 100.000 metros quadrados e actualmente o maior centro de distribuição da L’Oréal.

Tendo sido alugado à Prologis, este novo hub tem como objectivo abastecer os mercados da Alemanha, Áustria e Suíça, onde a multinacional se encontra presente.

“Graças às nossas novas instalações em Muggensturm, agora podemos atender às necessidades dos nossos clientes com maior flexibilidade. Consolidar as nossas operações num só local também nos permitirá trabalhar de forma ainda mais eficiente no futuro. Os nossos processos irão tornar-se mais simples, mais avançados e mais sustentáveis. Isso garantirá que permanecemos competitivos a longo prazo”, afirma Klemens Gschwandtner, Director de Operações da DACH na L’Oréal.

Esta nova aposta vem no sentido de abrir caminho para o crescimento a longo prazo do grupo de cosméticos, uma vez que o novo centro de distribuição tem o dobro da capacidade das antigas instalações em Karlsruhe, na Alemanha.

Um dos conceitos que sempre esteve presente na concepção e construção do edifício foi a sustentabilidade.

De forma a criar um menor impacto no ambiente, a L’Oréal usa energia verde nas turbinas eólicas para alimentar o edifício. Além disso, a água da chuva é utilizada para irrigar os espaços verdes e limpar os interiores. Foram ainda instalados 7.400 painéis solares nos telhados, que compõem 30.000 metros quadrados de área verde.

Alexander Heubes, vice-presidente sénior e gerente nacional da Prologis na Alemanha, mostra receptividade em relação a este projecto “o desenvolvimento deste edifício amigo do ambiente prova que a neutralidade de carbono atingiu o sector do imobiliário logístico”.