A ICP Logística instalou um sistema de embalamento e etiquetagem automático na sede central da empresa, no Meco, Madrid.

Esta implementação irá permitir diminuir em 85% o tempo de preparação de pedidos e aumentar significativamente a produtividade, reforçando a aposta da companhia em tecnologia associada à cadeia de abastecimento.

Fabricado por KERN e WRH Global e programado pelo departamento de software da ICP, o sistema integra quatro módulos que operam de forma sequencial, multiplicando por seis o processo de preparação de pedidos.

Os primeiros dois módulos têm à sua responsabilidade a impressão e dobra da documentação, que é direccionada através de uma cinta transportadora até aos seguintes módulos, onde se realiza o embalamento e etiquetagem automática.

O processo inicia-se nos postos de indução de material, local onde são realizadas as leituras dos códigos de barras que identificam o produto. Graças à incorporação de câmaras COGNEX, a leitura de número de série e EAN ocorre num acto e sem necessidade de utilizar uma pistola de leitura de códigos de barras. Desta forma, a fiabilidade e produtividade aumentam e as leituras e tempos de troca de ferramenta diminuem.

Enquanto o código de barras do produto é lido, o robot inicia o funcionamento, imprimindo e dobrando a documentação necessária. Esta, por sua vez, é dirigida até à bandeja do posto de indução, onde foi depositado o produto scanneado, que se deixa cair em cima da documentação e é transportado até à zona de embalamento e etiquetagem automática.

O processo é concluído no sorter de classificação de encomendas em que, através de um sistema de cintas e leitores, se classificam os pedidos de acordo com o seu destino final.

Para permitir uma total rastreabilidade dos pedidos, foram ainda instalados três pontos de controlo que lêem os códigos Datamatrix incluídos na documentação e na embalagem, apurando a localização exacta do item durante o processo.