O setor farmacêutico é um dos mais exigentes em termos logísticos, tanto a nível de eficácia como de fiabilidade. No entanto, a sua indústria está constantemente a adaptar-se a novas restrições no campo da saúde, segurança e canais de vendas… Como otimizar a sua Supply Chain num contexto tão regulamentado como é o da indústria farmacêutica? Provavelmente com recurso a uma solução WMS.
Novos desafios no setor farmacêutico
Face a um aumento preocupante na venda de medicamentos falsificados, a União Europeia procurou fortalecer a segurança do canal de distribuição dos produtos farmacêuticos. Na diretiva 2011/62/UE de 8 de junho 2011, foi imposto o estabelecimento de dispositivos de segurança e rastreabilidade para todos os medicamentos sujeitos a receita médica.
Os procedimentos de autenticação de produtos farmacêuticos foram definidos num regulamento delegado (2016/161/UE) introduzindo um princípio de serialização de medicamentos prescritos. É obrigatório em França desde 9 fevereiro 2019. A partir de agora, cada caixa de medicamento deve ser adotada através de:
- Um dispositivo anti adulteração para determinar se a embalagem foi aberta;
- Uma marcação 2D Data Matrix com um identificador exclusivo para garantir a origem do produto farmacêutico.
Como resultado dessas obrigações, a indústria farmacêutica teve de integrar os sistemas de marcação e serialização de embalagens nos seus processos de produção e embalagem.
Os desafios na logística farmacêutica
A rastreabilidade e o controlo de temperatura dos medicamentos são os dois maiores desafios logísticos do setor farmacêutico.
Para responder aos novos requisitos estabelecidos pela União Europeia, a rastreabilidade dos produtos farmacêuticos deve estar em toda a cadeia de abastecimento.
Com o desenvolvimento de biomedicamentos, os serviços de transporte de produtos farmacêuticos devem também respeitar o controlo rigoroso da temperatura durante a entrega. Face às restrições e regulamentos, os profissionais da logística farmacêutica não têm alternativa a não ser adaptarem-se de forma a preservar a integridade desses medicamentos.
Quais as utilidades de um WMS no setor farmacêutico?
As soluções WMS ajudam a atender várias necessidades de aprovisionamento de medicamentos em diferentes contextos.
Para satisfazer as farmácias e parafarmácias, é necessário assegurar a disponibilidade imediata dos produtos. Todos os pontos de venda devem ser fornecidos rapidamente, por vezes até nas 4 horas seguintes à fabricação do produto. Uma solução WMS, que pode ser utilizada em quase todos os casos de Field Stock Location (FSL), garantirá a disponibilidade dos produtos e tempo de resposta útil.
Cada vez mais, os serviços hospitalares pedem aos seus fornecedores para gerir toda a cadeia logística. Dependendo das necessidades, o fornecedor é responsável pelo fornecimento de produtos farmacêuticos, gerindo e garantindo o estado do stock a toda a hora.
No setor de serviços domésticos, uma nova oferta de comércio eletrónico está a ser desenvolvida, permitindo que todos os pacientes possam encomendar e receber os seus produtos de parafarmácia diretamente em casa. Este novo serviço pode também ser processado através de uma solução WMS.
No setor farmacêutico, é essencial garantir o cumprimento dos regulamentos relacionados aos medicamentos. Para responder a tais requisitos, a utilização de uma solução WMS possibilita, em particular, assegurar a rastreabilidade dos produtos serializados, gerir a compatibilidade dos materiais de acordo com as suas condições de armazenamento, fornecer as fichas de dados de segurança e otimizar o reabastecimento com base nos ciclos de consumo.
Isabelle Badoc, Expert in Supply Chain | Generix Group